Powered By Blogger

domingo, 6 de maio de 2012

Quinta da Boa Vista, Museu e muito mais...




"A atividade realizada com as crianças foi uma parceria com o Bairro Eucador. Para isso, seguimos algumas etapas: Na escola levantamos hipóteses sobre o que encontramos em um museu e qual é a sua função. Lemos um texto informativo sobre a Quinta da Boa Vista (Localização, residência dos imperadores, atualmente espaço de lazer). Vimos fotos e alguns alunos pesquisaram na internet. Falamos também sobre quais os comportamentos adequados e permitidos no museu e em áreas públicas como a Quinta da Boa Vista.
Além de ser uma atividade de aprendizagem cultural, aproveitamos para planejar um lanche coletivo. O objetivo desse lanche foi o de sensibilizar nossos alunos para o fato de que pertencem a um grupo e que estarão juntos durante o ano e esse estar tem que ser permeado pelo cuidado, pelo respeito e pela atenção ao outro. Isso envolveu distribuição de responsabilidades em relação ao que levar, como organizar o lanche, distribuir e recolher o lixo, etc. Outro desdobramento foi a produção de relatório sobre a atividade, isso envolveu escrita e reescrita de texto.
No contexto da Quinta da Boa Vista o objetivo era o de sensibilizar nossos alunos de modo que percebessem a beleza do espaço e também apresenta-lo contextualizando-o com a sua importância cultural, histórica e como patrimônio da sociedade. O que exige que seja preservado. Além disso, visitamos o Museu onde os meninos puderam conhecer a evolução da vida através do acervo apresentado no museu.
A turma 1402 é a minha turma. Fomos acompanhados pela Ruth, por Priscila, responsável por um dos alunos (considero importante essa participação, pois aproxima os responsáveis da escola e do trabalho desenvolvido com os alunos. Ela foi a nossa fotógrafa) e por Luana do Bairro Educador."  Professora Janete Trajano














Nenhum comentário:

Postar um comentário