quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Abraço Ecológico ao CIEP


O sucesso dessa festa é resultado de fortes parcerias, como é o caso do Bairro Educador, PSF, Secretaria de Conservação, COMLURB, Associação de Moradores da Vila Pinheiro, ONG Redes da Maré, INAD e outros.
   Entretanto, o segredo da realização do evento está na integração Escola/Comunidade, trabalho que a U.E. vem desenvolvendo desde o início de sua nova Gestão com a Professora Carmem Lúcia.
   Muitas pessoas estiveram presentes, mas é um verdadeiro orgulho contar com a presença da Professora Flora Prata Machado em nossa festa. Também estiveram por aqui o Grafiteiro Felipe Reis, a Sra. Norma do INAD com a o ficina de Plantio, o Ex-aluno Geison Braga que hoje é Oficineiro de Esportes do  CIEP, Ana Velho com a Oficina de Bonecos, a Professora Ana Lúcia Coutinho da E.M. Deputado Pedro Fernandes, as Professoras Solange Cintia com a Oficina de Contação de Histórias, a COMLURB com o Teatro e o Grupo de Pagode "Chegando de Surpresa", os Professores RodrigoMárciaRoberto e Klaus do CIEP Samora Machel com a Oficina de Percussão e muitos outros.
   Muitas pessoas envolvidas com o Projeto uma Escola Autossustentável, um verdadeiro show de cidadania!!











Discurso de abertura do evento:


Hoje é dia 01 de novembro de 2011 e, queremos ter a certeza que será o primeiro de muitos dias para estarmos juntos construindo um lugar melhor para viver.

Nosso trabalho é em prol da sustentabilidade seja ela social, econômica ou ambiental. Todos temos direito a um meio ambiente saudável e  nossa comunidade não é diferente. Nós somos responsáveis pelas nossas escolhas.Qual o futuro que queremos para nós, qual o ambiente que queremos para nossos filhos?

A mudança de postura é necessária e deve atingir a todos.

A questão ambiental na Maré é muito séria, temos muitos problemas com o lixo, seja por falta de educação, seja por falta de locais adequados para acondicionamento do lixo.Este é o momento de refletirmos sobre nossas ações.

Este muro envolve um posto de saúde e uma escola, pontos fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de um povo.Educação e saúde.

Nossa escola atende a 1400 alunos e o posto de Saúde atende a 250 pessoas diariamente, todos moradores deste lugar e que tem o direito de viver num lugar limpo, sem lixo, sem doenças, mas , o mais importante, não podem esquecer que também tem o dever de preservar este lugar.

Não vem ninguém de outras comunidades jogar lixo aqui, somos nós que estamos respirando estas impurezas e ficando doentes por causa do lixo.

O lixo atrai ratos, urubus, insetos que espalham doenças.Só há excesso de lixo se houver um consumo desenfreado e isso acontece no mundo de hoje, compramos demais, logo, formamos lixo demais.

Os ricos se unem para não perderem dinheiro, os bancos se unem para não quebrarem, por que nós também não nos unimos para melhorar nosso local de moradia, trabalho, estudos. Só depende de nós, juntos nos tornamos mais fortes

Que hoje seja um dia para sempre em nossas memórias

Contamos com a colaboração de todos.
Texto da Professora Carme Lúcia - Gestora do CIEP Ministro Gustavo Capanema




3 comentários:

  1. O Abraço Ecológico ao Ciep conseguiu atingir os corações das pessoas que lutam por um meio ambiente saudável.
    Muito obrigda a todos que se uniram e abraçaram esta ideia.

    ResponderExcluir
  2. todas as escolas do bairro deviam seguir o exemplo,a rua ficou otimo espero que continue assim a equipe desta escola e maravilhosa ,as crianças agora sabem que podem ajudar a te um bairro muito melhor.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz em saber que o Gustavo Capanema continua atuante como sempre. Trabalhei nesse Ciep de 1988 a 1997 e me orgulho muito disso.Guardo ótimas lembranças dessa época. Minha passagem por aí contribuiu muito p/ o meu crescimento profissional.
    Rosane Ayres

    ResponderExcluir