O Projeto 1º Chá Literário DEGUSTAPEJA surge como um das ações voltadas para o incentivo da prática de leitura, em suas múltiplas possibilidades, junto aos alunos da EJA do CIEP Ministro Gustavo Capanema. .
Considerando que muitos dos nossos alunos são trabalhadores,com longas e cansativas jornadas de trabalho e com pouco tempo e acesso a situações favoráveis para leitura; Considerando ainda, o papel da escola no processo de formação do leitor crítico, no desenvolvimento da percepção e do prazer no ato de ler, entendemos que a leitura pode contribuir para a articulação entre conhecimentos, ficção e realidade, ajudando o alunos a compreenderem a si mesmo e a sociedade em que vivem.
Como afirma Jouve:
Ler, pois, é uma viagem, uma entrada insólita em outra dimensão que na maioria das vezes, enriquece a experiência: o leitor que, num primeiro tempo, deixa a realidade para o universo fictício, num segundo tempo,volta ao real, nutrido da ficção (Jouve, 2002).
Objetivo:
- Estimular a leitura prazerosa e a divulgação de variados aspectos do universo literário: gêneros literários, autores e suas biografias, temáticas etc.
- Desenvolver a capacidade leitora de modo que o aluno “saiba escolher suas leituras, que aprecie construções e significações verbais de cunho artístico, que faça disso parte de seus fazeres e prazeres” (Paulino, 2004, 56).
- Incentivar a leitura, a escrita, o debate de ideias e a circulação de informações sobre as obras e textos lidos.
- Promover na escola, espaços coletivos e prazerosos de leitura, de contação de histórias e “causos” com sabor e de saberes
- Incentivar a escrita com autoria, criatividade e estética.
A felicidade fez parte da noite de 21 de julho!!
A equipe.
Meninas do Bairro Educador, sempre atuantes e presentes.
A Professora Cíntia, do diurno dessa Unidade, presenteou-nos com a sua contação de histórias.
Alegria, compreensão, companheirismo, amizade, solidariedade e gentileza são alguns valores cultivados no Peja Capanema.
Turmas 8501 e 191 cantando em nome da PAZ com a Professora Janete Trajano.
JB é ator do Museu da Maré e participou do evento realizando uma esquete que recontava a história das palafitas no início da formação do que é hoje o Bairro da Maré. Para isso, contou com a colaboração de alguns alunos.
Professora Alba Maria declamando Cecília Meireles
Nosso evento buscou unir a alegria com a aprendizagem. Parabéns a equipe, aos alunos e a todos os envolvidos neste processo educativo.
ResponderExcluirEssa ´e minha escola do coração, foi lá que aprendi o verdadeiro valor de ser educadora e o quanto devemos respeitar as histórias de vida que cada um traz, seus saberes natos.
ResponderExcluir