As vantagens que o hábito da leitura proporciona em
nossas vidas podem ser sentidas em diferentes espaços. Ler
assiduamente é uma atividade que desenvolve a capacidade mental,
desenvolve nossa criatividade, oralidade e desenvoltura.
A escola tem papel fundamental na promoção de novos
cidadãos leitores. Ela é o primeiro espaço legitimado de produção
da leitura e da escrita de forma consciente e é dela a
responsabilidade de promover estratégias e condições para que
ocorra o crescimento individual do leitor despertando-lhe interesse,
aptidão e competência oportunizando aos alunos
a vivência de situações de leitura através da abordagem de
diferentes manifestações literárias proporcionando-lhes prazer na
medida em que atende as necessidades de ludismo e de informação da
criança.
Nossa escola credita que ao desenvolver um trabalho
focado na leitura e promovendo assim em seus alunos o gosto pela
leitura, tendo-os como agentes propagadores, poderá expandir para a
comunidade seus objetivos, auxiliando assim no processo de
transformação social.
Objetivo Geral
Promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à
comunidade, visando a formação do caráter do leitor no educando e
seu desenvolvimento social e cultural por meio de uma melhor
qualidade no ensino-aprendizagem.
Objetivos
Específicos
·
Incrementar a leitura no âmbito escolar;
· Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem;
· Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral;
· Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania;
· Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins;
· Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global;
· Inserir no cotidiano escolar abordagens que enfoquem: sexo, saúde, esporte e meio ambiente, ressaltando a valorização da melhor qualidade de vida para a boa formação cultural.
· Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem;
· Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral;
· Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania;
· Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins;
· Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global;
· Inserir no cotidiano escolar abordagens que enfoquem: sexo, saúde, esporte e meio ambiente, ressaltando a valorização da melhor qualidade de vida para a boa formação cultural.
METODOLOGIA
Cada grupamento será
responsável por adotar um autor por semestre, o que não impede a
leitura ou o desenvolvimento de atividades com livros de outros
autores.
Durante o ano letivo serão realizados empréstimos
semanais de livros para os alunos e visitas mensais de responsáveis
nas rodas de leituras na escola.
Serão realizadas diariamente momentos de leitura nas
salas (notícias de jornal, receitas, bulas de remédio, livros,
regras de jogos, etc.)
Nos dias de sexta-feira as atividades devem ser relacionadas ao desevolvimento pelo gosto da leitura, recebendo o nome de SEXTA LITERÁRIA.
A cada semana ou quinzena as turmas terão um livro
específico que norteará as atividades desenvolvidas.
Cada turma escolherá um personagem de umas das
histórias lidas durante as rodas de leitura para ser seu “personagem
mascote”. Serão realizadas atividades tendo este personagem como
tema durante o semestre, assim como a confecção de um cartaz mural
para ser colocado na porta da sala com as principais características
e o desenho deste personagem.
Serão realizadas apresentações mensais por meio de
poesias, peças teatrais, danças. A cada mês um grupamento terá a
responsabilidade de organizar uma determinada atividade para
compartilhar com toda a escola.
Desenvolvimento
Música
Paródia de histórias;
Brincadeiras cantadas;
Brincadeiras cantadas;
Letras
de músicas;
Bibliografia de compositores famosos;
Revistas de música;
Rimas;
Escolher uma música que combine com o texto lido. Movimento
Baú de objetos e brinquedos úteis para o faz de conta;
Cabideiro com roupas velhas de adultos ou fantasias;
Imitações e jogos de faz-de-conta;
Dança;
Desenvolvimento de atividades de expressão corporal como mímica e jogos teatrais. Artes Visuais
Utilização de modelagens, recortes, pinturas, desenhos, colagens e diferentes formas de fazer artístico para criar ou recontar histórias;
Elaboração de pequenos cenários e figurinos (com papéis/jornais) para que a criança faça extrapolação do texto lido;
Utilização de sucatas para construção de personagens e cenários para contar histórias;
Ilustração de uma parte do livro;
Confecção de ilustrações novas para um livro;
Confecção de livros;
Confecção de livros-vivos (Livro das sensações);
Construção de máscaras e de quebra-cabeça que representam os personagens;
Confecção de fantoches com sucatas;
Confecção de maquetes com materiais diversos;
Leitura de obras de arte. Natureza e Sociedade
Possibilitar às crianças os empréstimos de livros, onde possa estar provocando momentos de leitura em casa, junto com seus familiares;
Bibliografia de compositores famosos;
Revistas de música;
Rimas;
Escolher uma música que combine com o texto lido. Movimento
Baú de objetos e brinquedos úteis para o faz de conta;
Cabideiro com roupas velhas de adultos ou fantasias;
Imitações e jogos de faz-de-conta;
Dança;
Desenvolvimento de atividades de expressão corporal como mímica e jogos teatrais. Artes Visuais
Utilização de modelagens, recortes, pinturas, desenhos, colagens e diferentes formas de fazer artístico para criar ou recontar histórias;
Elaboração de pequenos cenários e figurinos (com papéis/jornais) para que a criança faça extrapolação do texto lido;
Utilização de sucatas para construção de personagens e cenários para contar histórias;
Ilustração de uma parte do livro;
Confecção de ilustrações novas para um livro;
Confecção de livros;
Confecção de livros-vivos (Livro das sensações);
Construção de máscaras e de quebra-cabeça que representam os personagens;
Confecção de fantoches com sucatas;
Confecção de maquetes com materiais diversos;
Leitura de obras de arte. Natureza e Sociedade
Possibilitar às crianças os empréstimos de livros, onde possa estar provocando momentos de leitura em casa, junto com seus familiares;
História
do livro;
Apresentação do escritor (autor), editor, ilustrador;
Inauguração de cantinhos: Gibis, revistas e jornais, fantasias;
Realização de pesquisa sobre a vida e a obra de autores trabalhados;
Montar o jornal mural das informações da turma podendo transformar-se em espaço de troca entre turmas da escola;
Organização de um Tribunal para defender personagens opostos (bruxa e princesa por exemplo). Linguagem oral e escrita
Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar vivências, vontades, necessidades e sentimentos nas diferentes situações de interação com a linguagem escrita;
Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.;
Reconto de histórias conhecidas com aproximação das características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem ajuda do professor;
Promoção de teatros, dramatizações;
Disposição de um acervo de livros em sala de aula, possibilitando à criança escolha de suas leituras e contato com livros;
Reconto de história através de objetos, utilizando-os como personagens;
Construção de textos coletivos, lista de palavras;
Participação de situações em que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional;
Extrapolação de história dos livros, buscando em seus entremeios, situações que a criança possa vivenciar;
Listar coletivamente os títulos do texto que os alunos mais gostaram e discutir com eles e o por quê;
Trabalho com poesias, parlendas, trava-línguas, folhetos, jornais, revistas;
Convite a vir à escola Contadores de histórias;
Criar e manusear um dicionário;
Declamação de poesias;
Entrevista com um escritor;
Painel de poetas;
Produzir uma revista de história em quadrinhos;
Criação de novos finais para a mesma história/ Criação de uma nova história com mesmos personagens;
Organização de um alfabetário de um livro;
Criação de rimas e poesias a partir de tema de livro; Matemática
Contagem e Quantidade de livros lidos;
Montagem de Gráficos;
Marcação de tempo para leitura;
Dias da semana (Levar e devolver o livro do empréstimo);
Sequência, número de páginas;
Leitura de livros relacionados com a matemática;
Coleções diversas;
Organização de álbum de figurinhas com a ficha pessoal de cada personagem;
Elaborar jogos com as crianças a partir da história – jogo da memória , trilha, dominó etc.;
Elaborar problemas orais de acordo com situações de uma história narrada;
Explorar as características dos personagens, tais como tamanho, peso, altura, o mais bravo, o selvagem e tc.;
Sugerir a confecção de um varal na classe com a sequência das cenas da história. Perguntar Qual cena é a primeira? Qual vem depois? Qual é a última?
Utilizar livros para explorar formas geométricas, lateralidade, espaço.
Tecnologias
Apresentação do escritor (autor), editor, ilustrador;
Inauguração de cantinhos: Gibis, revistas e jornais, fantasias;
Realização de pesquisa sobre a vida e a obra de autores trabalhados;
Montar o jornal mural das informações da turma podendo transformar-se em espaço de troca entre turmas da escola;
Organização de um Tribunal para defender personagens opostos (bruxa e princesa por exemplo). Linguagem oral e escrita
Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar vivências, vontades, necessidades e sentimentos nas diferentes situações de interação com a linguagem escrita;
Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.;
Reconto de histórias conhecidas com aproximação das características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem ajuda do professor;
Promoção de teatros, dramatizações;
Disposição de um acervo de livros em sala de aula, possibilitando à criança escolha de suas leituras e contato com livros;
Reconto de história através de objetos, utilizando-os como personagens;
Construção de textos coletivos, lista de palavras;
Participação de situações em que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional;
Extrapolação de história dos livros, buscando em seus entremeios, situações que a criança possa vivenciar;
Listar coletivamente os títulos do texto que os alunos mais gostaram e discutir com eles e o por quê;
Trabalho com poesias, parlendas, trava-línguas, folhetos, jornais, revistas;
Convite a vir à escola Contadores de histórias;
Criar e manusear um dicionário;
Declamação de poesias;
Entrevista com um escritor;
Painel de poetas;
Produzir uma revista de história em quadrinhos;
Criação de novos finais para a mesma história/ Criação de uma nova história com mesmos personagens;
Organização de um alfabetário de um livro;
Criação de rimas e poesias a partir de tema de livro; Matemática
Contagem e Quantidade de livros lidos;
Montagem de Gráficos;
Marcação de tempo para leitura;
Dias da semana (Levar e devolver o livro do empréstimo);
Sequência, número de páginas;
Leitura de livros relacionados com a matemática;
Coleções diversas;
Organização de álbum de figurinhas com a ficha pessoal de cada personagem;
Elaborar jogos com as crianças a partir da história – jogo da memória , trilha, dominó etc.;
Elaborar problemas orais de acordo com situações de uma história narrada;
Explorar as características dos personagens, tais como tamanho, peso, altura, o mais bravo, o selvagem e tc.;
Sugerir a confecção de um varal na classe com a sequência das cenas da história. Perguntar Qual cena é a primeira? Qual vem depois? Qual é a última?
Utilizar livros para explorar formas geométricas, lateralidade, espaço.
Tecnologias
Busca/ pesquisa em sites,páginas e vídeos da internet sobre autores e assuntos relacionados aos temas trabalhados.
Avaliação
Observar a postura do aluno quanto à aproximação com a literatura, o gosto pela leitura, a participação nas atividades propostas.
Observar a postura do aluno quanto à aproximação com a literatura, o gosto pela leitura, a participação nas atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário